MARINA Brandão de Novaes
Mestranda em Urbanismo pelo PPGAU-UFBA com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade, se debruça em estudar, pesquisar e atuar no campo do urbanismo a partir de questões de gênero e direitos ao território por meio do processo participativo e de multilinguagens. Possui atuação em escritórios entre Brasil, Itália e Equador através de criação e execução de projetos, intervenções urbanas, oficinas e eventos. É membro do Grupo Panoramas Urbanos, Grupo Corpo, Discurso e Território e Coletivo Trama. Atuando entre pesquisa, extensão e produção participativa através de ferramentas de multilinguagem no campo do urbanismo.
Em 2017 integrou a produção do evento formativo e exposição “Periferica Project – The Open Museum” em Mazara Del Vallo, Sicília-IT, e em 2020 o mutirão de obra feminista “FEMINGA” em Quito-EC. Em 2021, participou da Mostra e Prêmio Nacional no âmbito do “27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO”, como autora do trabalho “Sutis Substâncias Através Da Arquitetura”, com Menção Honrosa na categoria Trabalho Final de Graduação.
Iniciação científica - PIBIC:
2015 Plano de Bairro Saramandaia - Lugar Comum. Orientadora: Ana Fernandes
2016 - 2017 [bolsista] Inventário do Patrimônio Arquitetônico da UFBA em Salvador. Orientador: Nivaldo Andrade / José Carlos Huapaya Espinosa
2020 Habitar a Ladeira da Preguiça. Orientadora Urpi Montoya Uriarte