02_edited.jpg

O censo

da gente e 

para a gente

Este Censo é fruto do trabalho da professora Urpi Montoya Uriarte e alunxs da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS - UFBA) “O habitar em casarões ocupados do Centro de Salvador” 2019.2, em conjunto com o Centro Cultural “Que Ladeira É Essa?”, da Ladeira da Preguiça. A elaboração do Relatório final é da equipe Panoramas Urbanos

 

A ideia da produção do Censo Socioeconômico da Ladeira da Preguiça partiu da necessidade de seus moradores conhecerem a si mesmos e à comunidade com base em/de acordo com dados quantitativos. A elaboração do Censo foi feita pela equipe Panoramas Urbanos com integrantes do Centro Cultural “Que Ladeira É Essa?” e foi aplicado e tabulado durante o semestre letivo com a participação dxs alunxs e colaboradorxs, divididos em duplas de trabalho. 

Posteriormente, foi produzido o Relatório do censo, o qual foi disponibilizado em primeira mão exclusivamente para o Centro Cultural.  Para facilitar a divulgação de seus resultados, e equipe de Panoramas Urbanos achou conveniente e importante transformar os dados mais duros e densos em informações mais pontuais e acessíveis. Assim, foi produzida a Cartilha  do  censo,  apresentada  no  1º Congresso Virtual da UFBA, em maio de 2020. 

Ao lado, pode-se acessar o vídeo apresentado na Mesa, que conta resumidamente o processo do trabalho e, também, os resultados dele para a população da Ladeira da Preguiça. Dado que a Cartilha foi produzida em meio à pandemia do Corona vírus, sua entrega foi feita apenas em setembro 2020 a pedido do Centro Cultural no seu evento reduzido de aniversário.

Baixe a cartilha do censo em pdf para visualização

Baixe a cartilha do censo em pdf para impressão

O Relatório do censo é um material que pode vir a ser partilhado mediante sua solicitação via formulário, pois, embora ele preserve a identidade dxs moradorxs, o mesmo está “carregado de informações” sobre elxs e sobre a comunidade em geral, devendo ser utilizado de forma responsável.